EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Perspectivas - O desenho arquitetônico no contexto da arte

A exposição “Perspectivas – O desenho arquitetônico no contexto da arte”, apresenta ao público de forma acessível, o trabalho de pesquisa e digitalização da série documental “Projetos Arquitetônicos” do Fundo Poder Executivo, custodiada pelo Arquivo Histórico de Joinville/SC. Com mais de 9 mil projetos e 36 mil documentos, este acervo é composto por documentações diversas, tais como requerimentos, alvarás, habite-se, etc, assim como por plantas arquitetônicas referentes a projetos produzidos e aprovados entre os anos de 1917 e 1971.

Optou-se por desenhos arquitetônicos que por seus traços, detalhes, perspectivas e cor, sejam para além da representação de uma construção, possibilidades de aproximar ainda mais a arquitetura da arte. Para a mostra, foram selecionados alguns dos projetos do acervo do AHJ, aprovados entre os anos de 1917 e 1938, com o intuito de permitir um breve passeio pela arquitetura de Joinville. É possível identificar edificações de diferentes usos, tais como residencial, comercial e institucional, assim como edificações em diversas tipologias arquitetônicas. Procurou-se selecionar, ainda, dentre os projetos do acervo, diferentes técnicas de representação e de suportes.

É importante ressaltar que não se pode afirmar com certeza se todos estes projetos chegaram ou não a ser edificados. O certo é que, vários destes prédios sobreviveram ao tempo e continuam presentes, valorizando a paisagem urbana e o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Joinville, 17 de maio de 2021

Assessoria e organização: Celiane Neitsch e Dinorah Rocha Brüske
Desenvolvimento: Walmer Bittencourt Junior

Sobre a digitalização do acervo
Em 2019, o Projeto Arquitetura Urbana de Joinville: conservação e difusão da série documental “Projetos Arquitetônicos” do Fundo Poder Executivo (1917-1971), foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle/2019 – Fundação Catarinense de Cultura (FCC), na modalidade patrimônio cultural, no valor de R$ 100.000,00 sob a proponência da historiadora Giane Maria de Souza, especialista cultural no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) no setor de Educação Patrimonial.
Iniciaram-se, então, os trabalhos de digitalização de todo este acervo documental, da descrição técnica dos projetos e inserção dos dados em fichas digitais, e também os trabalhos de restauro e conservação dos projetos físicos.
 
*O site Arte na Cuca não recebe apoio do edital Elisabete Anderle para realizar esta exposição.

Coordenação do AHJ: Dilney Cunha
Proponente do projeto: Giane Maria de Souza
Arquiteta: Dinorah Rocha Brüske

Realização

Apoio

2022 – Arte na Cuca | Todos os direitos reservados

Open chat
...